CASE #6

- jul20 -

 

 

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Julho é o mês oficial do Tomorrowland, na Bélgica. E, pra gente, esse é sempre uma época de nostalgia. Mesmo com a pandemia, a edição 2020 está confirmada, em um formato totalmente novo: o festival será online, transmitido em tempo real para o mundo todo. Estamos na expectativa para a repercussão desse novo formato (um marco para o mercado de eventos global) e, claro, não poderíamos escolher outro case para a série comemorativa dos nossos 10 anos.
 
Em 2014, para comemorar os 10 anos do festival na Bélgica, o Tomorrowland organizou uma transmissão simultânea no Parque Cândido Portinari, em SP. Na ocasião, uma grande notícia foi revelada aos brasileiros fãs de música eletrônica: a chegada do evento ao Brasil. A Coletiva foi responsável pelo planejamento e a execução do plano de PR desse anúncio - e esse é um dos cases mais especiais para nós.
 
Nosso trabalho junto ao Tomorrowland Brasil se dividiu em duas fases: o planejamento e a divulgação da transmissão simultânea do evento oficial em São Paulo; e a divulgação de todos os detalhes da primeira edição tupiniquim do festival, após a divulgação.
 
O projeto - de maio a agosto de 2014 - foi construído a diversas mãos, para garantir o maior impacto possível com a notícia. Tínhamos o desafio de não apenas comunicar sobre a realização do evento, como despertar interesse e fortalecer a imagem da plataforma no Brasil. E o que faz desse case tão especial para a Coletiva é a assertividade com que conseguimos entregar esses resultados.
 
Nossa estratégia de PR se baseou em duas principais frentes: qualitativa e quantitativa. Para a primeira, apostamos em relacionamento próximo (1to1) com formadores de opinião-chave; para a segunda, potencializamos o interesse orgânico da imprensa pela notícia através de seeding em tempo real e pós-evento.
 
Nossa sugestão de como contar isso em primeira mão para todos, de imprensa a público, foi convidando o headliner David Guetta a entrar no telão, em meio ao evento no Parque, e contar a notícia para todos. 
 
Garantimos cobertura consistente (com informações exclusivas) nos principais veículos do país - entre eles Estadão, Folha, Veja e G1. E, mais que isso, geramos awareness qualificado em todo o país, com mais de 715 matérias falando sobre a chegada do Tomorrowland ao Brasil. Como reflexo dessas conquistas, o evento no Parque Cândido Portinari foi um enorme sucesso (de público e de menções nas redes sociais), assim como a primeira edição do evento no Brasil, no ano seguinte.
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DESAFIO

 

Anunciar a chegada do Tomorrowland ao Brasil, como parte da comemoração dos 10 anos da franquia.
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ESTRATÉGIAS
• Divulgação do evento de transmissão simultânea em SP para as editorias de música, cultura, entretenimento, agenda e social.

 

• Negociação e coordenação de entrevistas exclusivas nos principais veículos do país, para que as matérias fossem divulgadas na data ou no dia seguinte do evento.

 

• Convite, RSVP e credenciamento de imprensa no evento realizado no Parque Cândido Portinari.

 

• Negociação de entrevistas exclusivas pós-evento, com foco em veículos regionais de grande porte (como folha de SP) e especializadas (como Catwalk e Vice).

 

• Seeding de imprensa com informações, fotos e vídeos, durante todo o processo: antes, durante (real-time) e depois do evento.

 

• Anúncio, em meio ao evento no Brasil, pelo importante nome do setor, David Guetta (headline no evento na Bélgica).
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RESULTADOS

 

O Tomorrowland foi um dos assuntos de mais repercussão ao longo de julho de 2014.
 
Mais de 715 matérias sobre o tema:
• Exclusivas com Estadão, Folha, G1, Veja SP, Omelete, Catwak e Vice Magazine.
 
• Presença de diversos veículos no evento, como UOL, Veja São Paulo, Omelete, Catraca Livre, DJ Sound, Mix Mag, Phouse, Agitossp, Balada da Hora, Portal Metropop, Catwalk, Best of Life websites, and Vice magazine.
 
• Cobertura nacional do evento, on e offline.
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