CASE #8

- set20 -

 

 

special-olympics.001.jpeg
No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. E, para nós, que estamos há quase dois anos ao lado das Olimpíadas Especiais Brasil - e seus mais de 50 mil atletas - nesta "luta", a data não poderia ter um significado mais especial. E essa é a história que escolhemos para o case comemorativo deste mês.
 
Para quem não conhece, a OEB é a representação brasileira de uma organização mundial, sem lucrativos, que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual através de programas sociais diversos para os atletas e sua família. Também acontece, a cada 4 anos, o evento especial (de mesmo nome), que reúne delegações de diversos países em uma emocionante competição.
 
A última edição das Olimpíadas Especiais ocorreu no ano passado. Chegamos alguns meses antes, em tempo da força-tarefa para viabilizar a ida da delegação brasileira a Abu Dhabi, após cancelamento de última hora do principal patrocinador. Conseguimos movimentar um excelente resultado na imprensa nacional, com alto destaque da vaquinha criada para financiar coletivamente a participação dos atletas. No fim, a missão foi um sucesso e os brasileiros voltaram para casa cheios de medalhas <3
 
Passado o primeiro desafio, vieram muitos outros: trabalhamos ativamente ao lado da equipe OEB para criar pautas e eventos que ajudaram a chamar a atenção para a causa e engajar atletas, técnicos e embaixadores, como Cafu, William Bigode e as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca.
 
No início deste ano, o mundo todo foi surpreendido pela pandemia do Coronavírus e, novamente, nos vimos diante de um grande desafio: como orientar e incentivar o isolamento, sem que isso impactasse no engajamento dos atletas e, principalmente, em seu desenvolvimento?
 
Mais uma vez, a OEB - em resposta ao contexto - organizou uma força tarefa, com foco na digitalização das atividades. Temos enfrentado desafios, é claro, mas também já conquistamos resultados que precisam ser comemorados. Alguns exemplos:
 
> A ação de 52 anos da OEB: criada por um dos membros do movimento,o Baú do Tempo consistia em reunir cartas de atletas sobre como imaginam o mundo, daqui a 3 anos, para as pessoas com deficiência intelectual. Inicialmente implementada no Brasil, com mecânica de envio físico das cartas, nós ficamos responsáveis por adaptar e implementar a iniciativa para o ambiente digital, além de amplificar via imprensa, influenciadores e conteúdo nos canais da marca. Como resultado, conseguimos 10x mais cartas, além de ampliarmos a ação para 10 países na América Latina.
 
> A implementação da newsletter OEB, enviada quinzenalmente para todos os atletas e técnicos cadastrados, com o intuito de orientar sobre saúde e segurança, informar sobre atividades que estão sendo realizadas pela OEB e garantir proximidade do movimento com seus participantes. O conteúdo - disparado por e-mail - é um sucesso de abertura e ajudou a aumentar significativamente a participação dos atletas em eventos online, assim como em consultas com especialistas da área médica, alimentar e psicológica (os atendimentos, antes presenciais, estão ocorrendo virtualmente).
 
Seguimos na luta junto à OEB: tanto para promover a causa e o trabalho da instituição, quanto para contornar os impactos da pandemia no dia a dia e no desenvolvimento das pessoas atendidas. Temos contado com um apoio incansável dos mais de 4.500 técnicos cadastrados, com quem temos reunido periodicamente e fornecido materiais para ajudar na desafiadora missão de servir como ponte entre a organização e os atletas. E continuamos na busca por parceiros e marcas interessados em somar esforços a essa luta
linha.png
DESAFIOS
 
> Fortalecer a imagem das Olimpíadas Especiais Brasil, como forma de atrair atenção e investimentos para a causa e para a organização.
 
> Amplificar esforços emergenciais de captação para ida da delegação brasileira para as Olimpíadas Especiais 2019 em Abu Dhabi.
> Gerar engajamento de todos os stakeholders envolvidos com o movimento: atletas, técnicos, embaixadores, sociedade civil e iniciativa privada.
 
> Mitigar os impactos da Covid-19 nas ações e na comunicação da OEB com atletas, garantindo manutenção de seu engajamento com atividades e conteúdos importantes
linha.png
ESTRATÉGIAS
 
> Aproximação do trade esportivo e veículos de grande alcance, como forma de ampliar visibilidade da OEB.
 
> Cobertura dos principais acontecimentos no projeto tanto junto a formadores de opinião, como em canais de comunicação proprietários que foram reformulados com suporte da Coletiva.
 
> Digitalização das ações e dos canais de comunicação OEB.
 
> Ações de aproximação com técnicos, para auxiliá-los no processo de comunicação (ponte) com os atletas
linha.png
RESULTADOS

 

> Ampla cobertura da mídia sobre campanha de captação de apoio para participação nas Olimpíadas Especiais, em Dubai.
 
> Mais de 100 milhões de pessoas impactadas por histórias sobre as Olimpíadas Especiais Brasil (+ de 80 clippings).
 
> Engajamento de parceiros, voluntários e embaixadores, inclusive atletas profissionais de alcance massivo.
 
> Aumento expressivo do engajamento digital (+ 1000% na ação do Baú do Tempo).
 
oeb-case.002.jpeg